PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DIANTE DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

Autores

  • Gleizy Kellen Macedo Gomes Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA
  • Adenise Adejane Marques Moreira Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA
  • Mariana Ferreira Alves de Carvalho Enfermeira, Profa. Ma. Esp. do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA (Orientadora)
  • Katia Regina Gomes Bruno Enfermeira, Profa. Esp. do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA (Orientadora)

Palavras-chave:

Valorização, Estágio Supervisionado, Estresse

Resumo

O estágio supervisionado é uma importante etapa na formação acadêmica de um enfermeiro, pois com a diversidade real o discente tem a chance de crescer profissionalmente e pessoalmente, sendo uma complementação de suas aulas teóricas, para que possa conceder o seu diploma. Nesta fase, o estudante realiza as atividades de forma prática em seu campo de trabalho, supervisionado por profissionais de sua instituição de ensino (1,2). A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), número 441 de 2013, diz que o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é a forma pertinente e de obrigatoriedade, visando desenvolvimento na prática e preparação privativa da atuação profissional, para os estudantes de enfermagem (7). Porém, com o observar do acadêmico sobre realidade da profissão e sua desvalorização, é possível desencadear um descontentamento e uma frustração fazendo com que o estudante se desencante pela profissão (4). Este resumo tem como objetivos apontar as dificuldades vivenciadas pelos acadêmicos de enfermagem, durante os estágios supervisionados e o seu desempenho ao ter o primeiro contato com situações vivenciadas no cotidiano dos enfermeiros, e o que estas implicações trazem de aprendizado para a vida pessoal e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-26

Como Citar

Gomes, G. K. M. ., Moreira, A. A. M. ., Carvalho, M. F. A. de ., & Bruno, K. R. G. . (2020). PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DIANTE DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. Revista Científica Da Faculdade De Educação E Meio Ambiente, 10(edespenf), 99–104. Recuperado de https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1129