GEORREFERENCIAMENTO E REAVALIAÇÃO DA MORTALIDADE POR ATROPELAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES NA LINHA 200 ENTRE OS MUNICIPIOS DE OURO PRETO DO OESTE E VALE DO PARAÍSO – RO

Conteúdo do artigo principal

Resumo

O atropelamento de animais é um problema que está crescendo cada vez mais, devido à falta de conscientização dos motoristas e desmatamento do seu habitat natural, com isso muitas espécies utilizam as estradas em seus deslocamentos diários, estando sujeitas a serem mortas por veículos motorizados. No Brasil pouco tem ressaltado o atropelamento entre as questões que envolvem a ameaça das espécies da fauna brasileira. O presente trabalho teve como objetivo identificar os pontos de maior incidência de atropelamentos e as espécies mais afetadas, num trecho de 36 Km da linha 200, que liga o município de Ouro Preto do Oeste a Vale do Paraíso. Foram realizadas viagens de segunda a sexta feira percorrendo trajeto que foi dividido em nove áreas de 4 km, para averiguar quais áreas tem o maior percentual de moralidade. Os animais encontrados atropelados foram fotografados, georreferenciados e quando possível identificado no próprio local. Foram encontrados 84 animais vertebrados atropelados, 50% pertenciam à classe dos mamíferos, 26% das aves e 24% dos répteis. Totalizando 15 espécies distintas. No grupo dos mamíferos, o Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus) foi à espécie mais atropelada com 31 espécimes. No grupo das aves, a espécie mais atropelada foi o Anu Preto (Crotophaga ani) com 16 espécimes. Já no grupo dos répteis, a Jibóia (Boa constrictor) com 14 espécimes foi a mais afetada. Das áreas analisadas as áreas (A3) com 26 e (A4) com 15 mortes, foram as mais afetadas. Recomenda-se com este estudo, a criação de um grupo multidisciplinar de proteção ambiental, envolvendo estudantes, moradores da região, biólogos, técnicos ambientais, pessoas afins e instituições ligadas à preservação ambiental, para criar um programa de educação ambiental aos usuários da linha 200, e estabelecer metas de redução da mortalidade desses animais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)

Graduação em Biologia com ênfase em ecologia, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Mestrado em andamento em Genética e Toxicologia Aplicada.

, FAEMA

Bacharel em Sistema de Informação, Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior.

, CEPLAC

Agrônomo, Doutor em Entomologia, Pesquisador chefe do departamento de entomologia da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (CEPLAC).