A HUMANIZAÇÃO NO PROCESSO DE ATENDIMENTO AOS PACIENTES INTERNADOS NA PERSPECTIVA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

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Jessica Eduarda do Valle
Lilian Sheila de Melo Pereira do Carmo
Mariana Ribeiro Brunherotti Pereira
Edilson Carlos Caritá
Silvia Sidnéia da Silva

Resumo

A humanização remete ao ato de enxergar o outro como um indivíduo único, com suas necessidades e escolhas próprias, apontando na direção de sermos compreensivos e bondosos. Considerando o exposto, a Enfermagem tem função crucial no atendimento por assistir o paciente desde o acolhimento em sua recepção até a alta, no gerenciamento hospitalar e na administração de recursos humanos. Trata-se de um estudo de abordagem mista, que teve como objetivo investigar a compreensão do enfermeiro, auxiliar e técnico de enfermagem em relação ao processo de humanização ao paciente internado, ponderando a assistência e a gestão dos serviços de enfermagem, atentos ao nível de satisfação dos participantes da pesquisa com foco nas atividades de trabalho; qualidade de infraestrutura do local de trabalho; relacionamento dos colaboradores da instituição junto aos seus gestores; satisfação com salário e benefícios, e avaliação do seu atendimento prestado na unidade, aos pacientes internados. A amostra foi constituída de 30 colaboradores da equipe de Enfermagem de um hospital universitário que desempenham atividades assistenciais e administrativas na Enfermagem. De um total de 30 participantes, 27 são do sexo feminino (89%); 20 (66,7%) Técnicos de Enfermagem e a maioria do sexo masculino é de enfermeiros 02 (66,7%); ao serem perguntados sobre se consideravam suas atividades de trabalho cansativas, 27 (90%) relataram que se sentem razoavelmente satisfeitos; relativa à qualidade de infraestrutura 26 (86,6%) comentaram que se sentem parcialmente satisfeitos; quanto ao relacionamento dos colaboradores da instituição junto aos seus gestores 20 (66,6%) se sentem parcialmente satisfeitos quanto à resolução de problemas e uso da ética; no que concerne ao salário e benefícios 24 (80%) se sentem parcialmente insatisfeitos e 27 (90%) relataram que se sentiriam razoavelmente satisfeitos se recebessem o atendimento que prestam aos pacientes internados que eles assistem. Da análise qualitativa, foi possível notar que compreendem o processo de humanização prestado ao paciente internado ao evidenciarem a necessidade da humanização no processo de trabalho da equipe de enfermagem, conforme descrito na Política Nacional de Humanização. Para estudos futuros recomenda-se ampliar a amostra do estudo, dado que se apresenta como uma das limitações da presente pesquisa; incluindo sugestões dos participantes da pesquisa no sentido de valorizar seu protagonismo no processo da prestação da assistência humanizada ao paciente internado.

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