O PAPEL VITAL DO FISIOTERAPEUTA NA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA E NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS

Conteúdo do artigo principal

Julia Emilly Tres Tomaz
Luciana Rodrigues Borges Duarte
Lusiana Correia Gonçalves de Abreu
Frank Cardoso
José Roberto Gonçalves de Abreu
Vinicius da Silva Freitas

Resumo

A incidência de quedas em idosos representa uma preocupação crescente devido aos impactos significativos na saúde e na qualidade de vida dessa população. Nesse contexto, a atuação proativa do fisioterapeuta desempenha um papel crucial na prevenção de quedas, visando não apenas a redução de lesões, mas também a promoção da autonomia e bem-estar dos idosos. Este estudo tem como objetivo principal destacar o papel fundamental do fisioterapeuta na promoção da segurança e na prevenção de quedas em idosos. Além disso, busca-se evidenciar a importância da avaliação individualizada e do desenvolvimento de programas de exercícios específicos, adaptados às necessidades de cada idoso, como medida preventiva. A discussão centra-se na relevância da intervenção fisioterapêutica como medida preventiva, considerando não apenas a abordagem curativa, mas também a promoção da saúde e prevenção de agravos. A análise abordará a eficácia de programas de exercícios personalizados, técnicas de equilíbrio e coordenação, e estratégias para fortalecimento muscular. Além disso, serão discutidos aspectos relacionados à educação do paciente sobre medidas preventivas, ambientais e comportamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Julia Emilly Tres Tomaz, Centro Universitário Vale do Cricaré – UNIVC, Brasil

Fisioterapeuta Graduada Pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC), São Mateus/Espírito Santo. Fisioterapeuta Voluntário na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Roberto Arnizaut Silvares - HRAS (2023). Membro do projeto "Programa de Iniciação Científica - Vale do Cricaré", desenvolvido no Instituto: Fvc - Instituto Vale do Cricare Ltda (FVC) - Edital: EDITAL FAPES N 10/2022 - PIBICES 2022. Estagiária da Secretaria de Saúde de São Mateus/ES (2023). Ex-monitora da matéria Bases Morfofuncionais dos Sistemas II, do período de setembro de 2021 a junho de 2022. 

Luciana Rodrigues Borges Duarte, Centro Universitário Vale do Cricaré – UNIVC, Brasil

Graduanda do Curso de Fisioterapia no Centro Universitário Vale do Cricaré Voluntária no Projeto de extensão Maturidade Ativa - UNIVC 2019-2021 Voluntária do Projeto Edital FAPES N 10/2022-PIBICES2022 de Setembro de 2022 a Abril de 2023 Estagiária voluntária do Hospital Roberto A. Silvares (HRAS) desde janeiro de 2023.Bolsista do projeto " Programa de Iniciação Científica - Vale do Cricaré ", no período de Abril de 2023 a Outubro de 2023 Estagiária da Secretaria de Saúde de São Mateus - ES, na Clinica Municipal de FisioterapiaMembro do projeto "Programa de Iniciação Científica - Vale do Cricaré", com duração de 16 meses .

Lusiana Correia Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré – UNIVC, Brasil

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (2015). Pós-graduação Lato Sensu em "Políticas Públicas do Serviço Social", pela Unives. Pós-graduação em "Aperfeiçoamento em Educação Especial Inclusiva" pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Assistente Social do Centro Cultural Araçá, professora universitária da FACULDADE SAO MATEUS. Tem experiência na área de Assistência Social, Educação Física e Fisioterapia com ênfase em Assistência Social, Responsabilidade Social e Inclusão de vulneráveis.

Frank Cardoso, Centro Universitário Vale do Cricaré – UNIVC, Brasil

Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, pós graduado em Ciências Pedagógicas do Esporte, Gestão Públicas de Cidades e Docência do Ensino Superior. Atualmente é professor do CENTRO UNIVERSITÁRIOVALE DO CRICARÉ - SAO MATEUS no curso de Graduação em Licenciatura/Bacharel da Educação Física, Bacharel em Fisioterapia, Pedagogia e História.. Atuou como coordenador dos Projetos Sociais, PAIES - Programa de Ações Integradas Esportivas da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude e CEPAF - Centro de Promoção de Atividade Física da Secretaria Municipal de Saúde. Atuou como Subsecretário Municipal de Lazer e Juventude de 2013 a 2015 e Secretário Municipal de Lazer e Juventude em 2016. Professor Mestre Efetiuvo Na Prefeitura de São Mateus, atualmente trabalhando na Secretaria Municipal De São Mateus ES. Membro e Conselheiro do Conselho Regional De Educação Física - CREF 22 ES.

José Roberto Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré – UNIVC, Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020), possui Graduação (1996), Especialização(1999) e Mestrado(2009) em Educação Física pela mesma Instituição. É Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialista em Treinamento Desportivo - UFES, Especialista em Atenção Primária à Saúde - APS - SESA (2010), Especialista em Fisioterapia Hospitalar - Pneumo-funcional (UNESC - 2009). Autor do livro ?Educação Física e Desenvolvimento Regional?, atualmente é Pró-reitor de Inovação, Extensão e Pesquisa e coordena dos Cursos de: Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Bacharelado em Fisioterapia do Centro Universitário Vale do Cricaré. Na mesma IES, coordena do Comitê de Ética em Pesquisa e integra o corpo Docente do Programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação da FVC.. Foi Subsecretário Municipal de Saúde e Secretário Municipal de Educação da cidade de São Mateus nos anos 2013 a 2016. Atuou como Fisioterapeuta do Hospital Meridional de São Mateus, Hospital Roberto A. Silvares e integrou a Comissão de Educação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Espírito Santo - Crefito 15.