LÍTIO TRATAMENTO DE PRIMEIRA ESCOLHA NO TRANSTORNO BIPOLAR: UMA BREVE REVISÃO

Conteúdo do artigo principal

Joelma Augusta dos Reis
Vera Lucia Matias Gomes Geron
Filomena Maria Minetto Brondani
Diego Santos Fagundes
Regiane Rossi Oliveira

Resumo

O lítio continua sendo um importante medicamento no tratamento, profilaxia e o único, com efeito, anti-suicida no Transtorno Bipolar, sendo um dos psicofármacos mais antigos, é medicação de primeira escolha no tratamento de transtorno bipolar que é doença crônica caracterizada pela alternância de episódios de mania, hipomania e depressão maior.  É doença que merece destaque tornou-se um problema mundial de saúde pública, impactante na vida do paciente e socioeconômica, pois envolve o uso de unidades básicas de saúde psicofármacos e profissionais da área da saúde. Lítio é medicação que apresenta riscos seu uso acarreta várias reações adversas comuns até mesmo crônicas, por isso o monitoramento sérico é importante principalmente para prevenir intoxicação e outras doenças que possam a vir se desenvolver em consequência do uso do lítio e as possíveis interações medicamentosas. O presente levantamento literário objetiva, por meio de uma revisão bibliográfica avaliar a importância deste medicamento no tratamento de transtorno bipolar. O lítio é estabilizador de humor mais utilizado sendo terapia de primeira escolha devido sua eficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Joelma Augusta dos Reis, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes – RO

Discente do curso de Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes – RO

Vera Lucia Matias Gomes Geron, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes – RO.

Graduada em Ciências Biológicas, Graduada em Farmácia e Bioquímica. Especialista em Analises Clinica. Especialista em Manipulação Farmacêutica, Especialista em Didática do Ensino Superior e Mestre em Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora e docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) Ariquemes – RO.

Filomena Maria Minetto Brondani, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes – RO

Graduada  em Licenciatura em Química Especialista em Docência do Ensino Superior, Mestre em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia – (UNIR), Docente e Coordenadora do Curso de Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA),  Ariquemes – RO.

Diego Santos Fagundes, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes – RO.

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil/Canoas/RS, Doutorado em Farmacologia pela Universidad de Zaragoza/Espanha; Docente Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA),  Ariquemes – RO.

Regiane Rossi Oliveira, Faculdade de Educação e Meio Ambiente-FAEMA

Graduada em Farmácia pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Especialista em Farmácia Clínica; Coordenadora e docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes – RO.