ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA ÚLCERA POR PRESSÃO: UMA REVISÃO

Autores

  • Flávia Pignaton Morellato Furieri Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)
  • Helena Meika Uesugui Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)
  • Regiane Rossi Oliveira Lima Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)
  • Diego Santos Fagundes Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)

DOI:

https://doi.org/10.31072/rcf.v6i1.294

Palavras-chave:

Úlcera por pressão, Fisioterapia, Terapia por Estimulação elétrica

Resumo

As úlceras por pressão são lesões localizadas na pele e nos tecidos subjacentes, resultantes do trauma mecânico, podem originar-se em todas as posições que um paciente seja mantido prolongadamente. A detecção precoce das úlceras por pressão facilita a reconstituição da lesão e a melhora da qualidade de vida do paciente, bem como a redução dos custos tanto para o paciente quanto para sistema de saúde.  O fisioterapeuta atua em várias etapas do acometimento por úlceras por pressão. Desde a prevenção, exercícios ativos e passivos, mantendo a integridade física da pele, acelerando o processo cicatricial através de variadas técnicas e condutas que correspondem às especialidades do profissional fisioterapeuta, até deambulação precoce do paciente. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão bibliográfica sobre a atuação fisioterapêutica na úlcera por pressão, destacando sua definição, etiologia, quadro clínico, diagnóstico, classificação e tratamento fisioterapêutico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Pignaton Morellato Furieri, Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)

Discente do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)

Helena Meika Uesugui, Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)

Graduação em Enfermagem, Doutorado em Ciências da Saúde pela UnB, Docente Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)

Regiane Rossi Oliveira Lima, Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)

Graduada em Farmácia pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Especialista em Farmácia Clínica; Coordenadora e docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes – RO

Diego Santos Fagundes, Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)

Graduação em Fisioterapia, Doutorado em Farmacologia pela Universidad de Zaragoza/Espanha, Docente Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

Furieri, F. P. M., Uesugui, H. M., Oliveira Lima, R. R., & Fagundes, D. S. (2015). ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA ÚLCERA POR PRESSÃO: UMA REVISÃO. Revista Científica Da Faculdade De Educação E Meio Ambiente, 6(1), 69–80. https://doi.org/10.31072/rcf.v6i1.294

Edição

Seção

Artigos (Ciências da Saúde)