O ENSINO DA FÍSICA NO NONO ANO POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: IMPORTÂNCIA E PROPOSTA METODOLÓGICA

Conteúdo do artigo principal

Eliel Toeni Ribeiro
Isaías Fernandes Gomes
Bruno de Oliveira Poletto
Vinícius Lima Pereira
Reudes Dias dos Santos

Resumo

Este trabalho tem como finalidade mostrar a importância do ensino de Física no nono ano, defendendo o trabalho experimental realizado em sala de aula. Os materiais utilizados para essa pesquisa baseiam-se na ministração e defesa de atividades experimentais no ensino de Física na escolaridade básica de ensino, expondo 3 (três) experimentos simples, com materiais de fácil acesso pelos professores e alunos do ensino fundamental. Experimentos artesanais de fácil entendimento, mostrando a importância do manuseio, sendo apresentados na devida contextualização, ligada ao cotidiano do aluno, para que o mesmo tenha facilidade e entendimento na construção do conhecimento, e formação do cidadão, bem como conhecimentos necessários ao entendimento da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Eliel Toeni Ribeiro

Graduado em Licenciatura em Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – Ariquemes – RO.

Isaías Fernandes Gomes

Professor Especialista Isaías Fernandes Gomes – Coordenador do Curso de Licenciatura em Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – Ariquemes - RO.

Bruno de Oliveira Poletto

Graduado em Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – Ariquemes – RO.

Vinícius Lima Pereira

Professor Vinícius Lima Pereira – Docente de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Ariquemes - RO.

Reudes Dias dos Santos

Graduado em Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – Ariquemes – RO.