A PRÁTICA DO BULLYING NO ENSINO MÉDIO DAS CIDADES DE ARIQUEMES E DE MACHADINHO, ESTADO DE RONDÔNIA APLICAÇÃO DA LEI FEDERAL 13.185 DE 2015 Imagem: StockPhotos.

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Danielle Fagundes Santos, Disc.
Ezequiel Vailante da Rocha, Disc.
Klibiana Airam Antunes Valentim, Disc.
Jesiane Soliz de Oliveira, Disc.
Raquel Hora da Conceição Simões, Disc.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo definir o conceito de
bullying/intimidação sistemática e a sua implicância prática no ensino
médio em escolas da rede pública localizadas nas cidades de Ariquemes e
Machadinho D’Oeste, ambas do estado de Rondônia, contemplando turmas do
1º, 2º e 3º ano. Justificou-se a pesquisa na necessidade de demonstrar os
obstáculos que as escolas pesquisadas enfrentam para aplicarem o disposto
na Lei Federal n.º 13.185/2015 e as graves consequências que as ações de
intimidação sistemática tendem a gerar no presente e nos resultados
futuros das vidas dos alunos, dado os inúmeros prejuízos emocionais para
os envolvidos diretamente. A partir das pesquisas, evidenciou-se que a
legislação brasileira ainda engatinha no assunto, isso por não referenciar
uma punição para os agressores e se ater a estabelecer apenas um programa
de combate à intimidação sistemática; não obstante, nos limites das
escolas focalizadas identificou-se uma deficiência de qualificação no
quadro de profissionais atuantes com os jovens, mitigando ainda mais o
combate a prática do bullying. Face ao exposto, como solução, o trabalho
propôs a capacitação dos profissionais da educação, a implementação de
ações que alinhe a conduta da equipe pedagógica e a sensibilização e a
conscientização de toda a comunidade escolar, a fim de amparar os próprios
alunos, sejam eles vítimas ou agressores. Como método, a pesquisa contou
com o método qualitativo.

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