METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
Main Article Content
Abstract
Este artigo investiga a relevância da pesquisa por meio da Metodologia Ativa de Aprendizagem mediada pelas Tecnologias Digitais no ensino remoto emergencial na Pandemia da COVID-19. O trabalho constitui-se de reflexões baseadas na literatura e na experiência dos autores acerca do tema no contexto educacional. A pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo as fontes de dados constituídas de livros, artigos científicos e outras obras impressas e digitais. Os resultados permitem afirmar que a didática inovadora, a qual difere do tradicionalismo - que tratava o sujeito como mero receptor de conhecimentos e o educador como o detentor do saber, possibilita novas posturas no ato de ensinar, adequando-se ao contexto real da sociedade e às experiências dos discentes, já que estes são o foco da educação. E as Metodologias Ativas podem orientar e mediar o ensino-aprendizagem na sala de aula, ajudando os estudantes a serem protagonistas por meio da pesquisa e das tecnologias na contemporaneidade.