PERFIL DEMOGRÁFICO DE PACIENTES PORTADORES DA SÍNDROME PÓS-PÓLIO EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE RONDÔNIA: CORRELAÇÕES COM A REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA

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Fernando Sérgio Silva Barbosa

Abstract

Embora erradicada, a poliomielite anterior aguda (PAG) ainda hoje é responsável por um número elevado de pacientes que sofrem da evolução de seus sintomas passados vários anos do seu diagnóstico, o que é denominado de síndrome pós-pólio (SPP). O objetivo deste artigo é apresentar o perfil demográfico do pacientes portadores SPP de um município do estado de Rondônia. Participaram da pesquisa 12 voluntários, sendo 7 homens e 5 mulheres, com diagnóstico médico de SPP e avaliados por meio de uma ficha de avaliação contendo informações a respeito de sinais e sintomas apresentados por estes voluntários, avaliação ortopédica e neurológica além de identificação de patologias concomitantes. Os resultados demonstraram similaridades com a literatura ao identificar nos voluntários disartria, dor muscular e articular, estresse emocional, insônia, problemas respiratórios e disfagia, porém, diferença foi identificada ao se constatar grande incidência de hipertensão arterial sistêmica. Todos esses achados destacam-se, primeiro, pelo fato de uma patologia atualmente considerada erradicada no país, a PAG, ainda hoje revela números consideráveis de pessoas portadoras de sequelas e evolução do seu quadro original, a SPP, e segundo, o presente artigo apresenta dados representativos das características do pacientes portadores da SPP de uma realidade local, contribuindo deste modo com indicativos das necessidades fisioterapêuticas desta população.

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Article Details

Author Biography

Fernando Sérgio Silva Barbosa, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ariquemes. Departamento de Ciências da Educação (DECED)

Fisioterapeuta pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Rio Claro, Docente do DECED da UNIR (Ariquemes), Fundador e Líder do Grupo de Pesquisa Neurociência e Educação