PERCEPÇÃO DO USO DE TECNOLOGIAS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA NAS ÁREAS DE ENGENHARIA EM PERÍODO PANDÊMICO

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Raphael Sepulveda Barino
Renato Alessandro dos Santos

Resumo

O Sars-Cov-19, responsável pela doença conhecida como COVID-19, de rápida disseminação, causou transtornos e perdas no âmbito socioeconômico de difícil mensuração e, ainda no ano de 2022, o ano pós vacinação e considerado o de retomada de atividades, apresentam-se incertezas sobre o futuro das estruturas sociais em que vive a humanidade. Devido aos protocolos sanitários adotados, o segmento educacional foi fortemente afetado. Nesse cenário, é possível afirmar que a adaptação de ferramentas empresariais de videoconferência, como Microsoft Teams, Google Meet, Zoom, servindo como Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC's), apresentou uma forma de dar continuidade às atividades acadêmicas e de minimizar os transtornos causados por essa situação adversa? Este artigo buscou oferecer respostas a questionamentos como esses e, além disso, teve como objetivo a análise de tecnologias e metodologias adotadas por uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Estado de São Paulo, a fim de oferecer instrumentos digitais complementares para a melhoria da difusão de conhecimento acadêmico.

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